sábado, 20 de novembro de 2010

Planejamento Global

Atenção 
Este post tem imagens de humor, o que de nenhuma forma retira ou desqualifica o seu conteúdo pedagógico.


Olá pessoal, 

O que é afinal o planejamento global? Dominação do mundo ou Compromisso gestor - escola?

Quem ficou com a primeira opção acertou! Sim sim acertou mesmo! Vamos pensar assim, a partir do momento que o gestor chega na escola aquele é o seu "mundo" e é desse mundo que ele deve dominar "no mais bom sentido da palavra", ou seja, ter plena certeza de como lidar com as situações impostas naquele ambiente.

O planejamento global nada mais é que um instrumento(s) que tem como objetivo estabelecer resultados que a escola deve alcançar e os compromissos que ela vai assumir e para isto são explicitados os seguintes instrumentos: 

  • PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar)
  • Proposta Pedagógica 
  • Plano de Trabalho de Professores e Funcionários
Antes de aprofundar cada um dos instrumentos quero que fique claro que o Regimento escolar é o documento que traduz e aplica as orientações gerais sobre o funcionamento da escola em sua realidade local. Vamos entender assim o regimento escolar como as "leis" da escola, mas vou deixar esse assunto para o próximo post.


PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar)
Constitui um importante instrumento de navegação. Se não for importante, é porque a escola não esta navegando bem ou porque o Plano foi mal-feito. Sua utilidade depende d@ navegador(a) - da importância que o diretor lhe der.

O PDE orienta a ação da escola e do diretor, sobretudo porque ele deve definir com clareza:
  • a filosofia, valores, missão e objetivos da escola. Essas definições devem estar presente na cabeça e no coração do diretor, dos professores, alunos e pais, mas também na parede e nos corredores da escola e, sobretudo, no comportamento das pessoas;
  • as prioridades, os objetivos e as metas a serem atingidas para possibilitar o sucesso do aluno;
  • as responsabilidades e compromissos de cada responsável pelo cumprimento das metas, a fim de logra os resultados pretendidos.
Fonte: 

Proposta Pedagógica 
Sonia Kramer afirmar ser "um convite, um desafio, uma aposta. Uma aposta, porque, sendo ou não parte de uma política pública, contém sempre um projeto político de sociedade e um conceito de cidadania, de educação e cultura. Traz consigo seus valores, as dificuldades que enfrenta os problemas que precisam ser superados, seus desejos, as suas vontades." 
Fonte: Monografias Brasil Escola


Plano de Trabalho de Professores e Funcionários
Este deve ser fundamentado na realidade da unidade e tem a finalidade de estabelecer diretrizes de ação para  o ano letivo. 
Agora com as definições no blog fica um pouco mais fácil entender esses instrumentos, claro que a pesquisa não termina por aqui. Procure em outros sites definições dos mesmos termos explicados aqui e comente.
A pergunta que fica é... A Proposta pedagógica e o planejamento são a base do sucesso escolar? Apenas esses instrumentos são suficientes para uma escola de qualidade ?


No próximo post: Regimento escolar um das bases do tripé chamado PDE

3 comentários:

Alexandra Ribeiro disse...

Acredito que nenhum instrumento ou até mesmo um decreto, por si só, seja suficiente para uma escola de qualidade.
Além dos documentos e instrumentos, são necessárias pessoas dispostas a colocá-los em prática e assim lutar pela construção de uma escola de qualidade(o que não é fácil!)
Como sabemos, existem tantos PPP's, projetos e propostas que residem num lar escuro chamado "gaveta".

Mônica disse...

Você disse tudo Tanda!
Quantas vezes ao conversarmos com diretores os mesmos se recusam a nos mostrar seus PPP's?! É tanto P que acredito que se confundam. Tenho certeza que se o principal que é o Recurso Humano não estiver funcionando bem Marquinhos, poderá haver inúmeros Recursos Materiais que ainda não vão funcionar de modo algum. No entanto, considero que os documentos e instrumentos são indispensáveis para a melhoria da qualidade da escola.

Alfredo Matta disse...

Marcus. Sua ação foi muito positiva para a sala que me surpreendeu. então escolhi o seu blog para deixar uma mensagem para a turma toda. É uma turma excelente e capaz de surpreender positivamente. Tirando uns exageros e um ou outro momento de zueira, esta turma é composta por estudantes críticos e que têm muito a dar a sociedade. parabéns a todos

Postar um comentário